Av. da República, nº 45 - 4º Dto. 1050-187 Lisboa    geral@faceart.com.pt +351 217 986 402 | +351 914 868 232
DENTISTERIA ENDODONTIA HIGIENE ORAL IMPLANTOLOGIA ODONTOPEDIATRIA ORTODONTIA PERIODONTOLOGIA RADIOLOGIA

PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e tratamento do periodonto, constituído pelos tecidos de suporte do dente: Osso Alveolar, Gengiva, Cemento e Ligamento Periodontal.

Doenças Periodontais

A Doença Periodontal é uma doença crónica inflamatória que tem como causa principal a acumulação placa bacteriana. Na boca existem mais de 300 espécies diferentes de bactérias e muitas delas são potencialmente lesivas para a gengiva. As bactérias acumulam-se na superfície dos dentes e no sulco gengival, formando a placa bacteriana. Esta acumulação potencia o desenvolvimento de doença periodontais. Existem, no entanto, factores que contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal tal como, factores genéticos, certos hábitos como é o caso do tabaco e condições sistémicas como por exemplo a diabetes.

Estas doenças dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
A gengivite caracteriza-se por inflamação superficial da gengiva, com edema e hemorragia das gengivas. É facilmente tratada com recuperação total dos tecidos.
Na periodontite há uma destruição dos tecidos de suporte do dente, com reabsorção do osso alveolar e, se não forem tratadas, podem resultar na perda do dente. Geralmente não causam dores, mesmo em casos mais avançados. Na população adulta a periodontite é uma das principais causas de perda de dentes.

Quando surge em implantes, esta patologia divide-se mucosite peri-implantar e peri-implantite. A mucosite peri-implantar é clinicamente muito semelhante à gengivite e a peri-impantite é semelhante à periodontite, mas tem uma evolução mais rápida caso não seja tratada.

É importante que sejam feitas consultas regulares ao médico dentista de modo a identificar estas patologias precocemente e começar o tratamento adequado o mais rápido possível, diminuindo as sequelas da doença.

Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas mais frequentes são:

  • hemorragia (sangramento) espontâneo ou durante a escovagem;
  • aparecimento de pus na gengiva:
  • mau sabor ou mau hálito;
  • gengiva muito encarnada e com edema (volume aumentado).

Pode haver também retração da gengiva , alteração na posição dos dentes e até mobilidade dentária.
Caso apresente este sinais e sintomas deve realizar a consulta de periodontologia de forma a obter o diagnóstico.

Como se tratam as Doença Periodontais?
O objetivo do tratamento é a eliminação das bactérias que potenciam a doença e o controlo dos fatores que aumentam a suscetibilidade a esta, criando assim condições que permitam manter a doença controlada a longo-prazo.
Em primeiro lugar é necessário um diagnóstico, obtido através de estudo clínico e radiológico de forma a avaliar a situação e traçar um plano de tratamento adequado.
Na primeira fase do tratamento aborda-se o factor causal, com instrução e motivação de cuidados para uma correta higiene oral em casa, associada à remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana. Em casos mais avançados pode ser necessário aceder cirurgicamente aos locais mais profundos de forma a proceder à sua instrumentação. Podem também ser utilizados processos regenerativos de forma a tentar recuperar o suporte dentário perdido. Uma vez controlada a fase ativa da doença, o paciente passará a uma fase estável, em que a doença pode ser controlada e mantendo os sinais inflamatórios característicos ausentes.
O não tratamento dos casos mais graves implicará a perda de dentes envolvidos.

Estética Gengival

A Periodontologia contempla ainda um conjunto de procedimento que têm como finalidade proporcionar estética gengival e harmonia do sorriso.
Estas técnicas visam a correção de contornos gengivais incorretos, o restabelecimento da normal arquitetura de tecidos moles em torno do dente e o assegurar de condições ideais para higienização dos tecidos periodontais.