Av. da República, nº 45 - 4º Dto. 1050-187 Lisboa    geral@faceart.com.pt +351 217 986 402 | +351 914 868 232
DENTISTERIA ENDODONTIA HIGIENE ORAL IMPLANTOLOGIA ODONTOPEDIATRIA ORTODONTIA PERIODONTOLOGIA RADIOLOGIA

CÁRIE DENTÁRIA e DENTISTERIA

A cárie dentária é uma doença que afeta quase 90% da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias, que provocam a destruição do dente (esta pode ser total ou parcial).
A presença destas bactérias ocorre devido a uma higiene oral deficiente e a uma alimentação inadequada (por exemplo o consumo excessivo de doces e refrigerantes).

Como posso saber se tenho cárie dentária?
A deteção de cáries iniciais é normalmente realizada apenas por Médicos Dentistas. Quando estão numa faze mais avançada acompanham-se de uma cavidade no dente ou ausência de uma parte do dente, podendo haver dor ou sensibilidade ao frio e/ou ao quente, que piora com a evolução da cárie para zonas mais profundas do dente. Se notar alguma alteração de cor (manchas brancas, amareladas ou escuras) deverá consultar o seu Médico Dentista.

Como prevenir?

  1. Efectuar uma correta higiene oral diária. Escovar os dentes pelo menos 2x/dia com uma pasta fluoretada.
  2. Após escovagem noturna não deve ingerir nenhuma outro alimento.
  3. Passar fio dentário ou escovilhão entre os dentes pelo menos uma vez por dia e idealmente à noite.
  4. Visitar o Médico Dentista regularmente.
  5. Ingerir refeições nutricionalmente balanceadas e limitar ao máximo o petiscar entre refeições.

A dentisteria é a área da Medicina Dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão.
O tratamento é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente. Atualmente as resinas compostas (material da cor do dente) são o material de eleição para a restauração de dentes anteriores e posteriores de forma direta e numa única sessão.
Quando as lesões são muito extensas os dentes podem ficar muito destruídos. Nestes casos, a melhor opção de tratamento consiste na execução de uma prótese fixa. Este tipo de restaurações exige trabalho laboratorial e, consequentemente, mais consultas para a sua conclusão.

Qual é a duração de uma restauração a resina composta?
Os estudos atuais demostram excelentes resultados a médio, longo-prazo, com uma durabilidade máxima de cerca de 8 anos.

Existem alimentos ou bebidas que interferem com a estabilidade da cor dos materiais estéticos?
A cor superficial da resina composta pode ser alterada com o tempo pela incorporação de pigmentos em poros microscópicos existentes nas resinas. Alguns alimentos e bebidas contêm pigmentos artificiais que facilitam este processo, como é o caso do café, chá, coca-cola, entre outros. O tabaco também causa pigmentação do material restaurador.

Como deve ser efectuada a manutenção das restaurações?
Deve fazer-se o controlo da higiene oral diário e rigoroso.
A vista ao Médico Dentista permitirá uma reavaliação clínica do estado das restaurações. As tensões a que as restaurações estão sujeitas devida às forças mastigatórias podem provocar desgaste, fissuras ou fraturas. Quando a restauração fica comprometida será sempre necessário efetuar a reparação ou substituição da mesma.